Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

HISTÓRIA NO GOOGLE STREET VIEW - VOLGOGRADO

VOLGOGRADO
 
Quem vê o nome no mapa não imagina que a cidade de Volvogrado (Cidade do Volga) possui tanta História. Aliás, uma História na qual a liberdade de grande parcela da humanidade esteve em jogo. O enfrentamento de dois mundos distintos e irreconciliáveis deu-se nesta cidade, algo que eu só encontro paralelo de comparação com a Batalha das Termópilas. Mas, se eu disser seu nome antigo, logo se sabe o porquê: STALINGRADO!


Ao dirigir pela Avenida Lenin, da janela esquerda do carro divisa-se a Mamaev Kurgan (colina) onde uma gigantesca estátua da Mãe Rússia ergue aos céus uma espada. Ponto estratégico na Batalha de Stalingrado, pois dela avistava-se (e acertava-se) boa parte da cidade com uma artilharia, mudou de mãos diversas vezes e, em alguns momentos, várias vezes por dia.


Seguindo em frente pela Av. Lenin chega-se ao antigo distrito industrial da cidade, local da Fábrica de Tratores Outubro Vermelho, onde concentrou-se o último bolsão da desesperada resistência soviética antes da virada do jogo trazida pelos Generais Gueorgui Jukov e Aleksandr Vasilevsky e por Heróis Russos como Vassili Zaitsev.
 



 Após a área das fábricas, pode-se chegar à margem do Rio Volga, que hoje dá nome à cidade Volgogrado (Cidade do Volga).
 No centro da cidade, nos arredores da Av. Soviética, edifícios famosos que conhecemos em ruínas nas fotos de guerra (de Emmanuil Evzirikhin) e o local da Fonte Barmaley, que rodou o mundo à época dos combates, cuja original parece ter sido removida, e da qual uma réplica foi inaugurada recentemente por Vladimir Putin.

 Acima a estação ferroviária. Abaixo (nas árvores) o local onde a Fonte das Crianças ficava originalmente.

A antiga escultura da fonte hoje fica na frente deste prédio em ruínas e a nova foi posicionada em frente a Estação Ferroviária, de modo que não compre-endemos porque não no local original. Vai entender esses russos!
 
Para saber mais sobre Stalingrado, sugerimos visitas os links aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário