Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

AVE CESAR! – A CONQUISTA DA GÁLIA III - 56 a.C.

AVE CESAR! – A CONQUISTA DA GÁLIA III1

Com a chegada do ano 562 as tribos gaulesas encarregadas de alimentar as tropas romanas já estavam revoltadas com a situação. Não tardou para que oficiais romanos fossem presos pelos vênetos, no Noroeste da Gália. Tal ofensa, se tolerada por Roma, poderia levar a uma sublevação em massa.
Assim, considerando a característica naval dos vênetos, César encomendou barcos para combater os revoltosos, enviou tropas para a Aquitânia e a Normandia e foi, ele próprio, assumir o comando de quatro legiões e da frota naval na região da foz do Rio Loire.

Foz do Rio Loire.
 O ataque aos vênetos começou por terra, já que o clima não permitiu a partida da frota romana. Mas as vilas marítimas do adversário eram facilmente abandonadas pela população por via marítima assim que o cerco romano se estabelecia. César então suspendeu as atividades até que sua frota pudesse se mover.
Quando isso ocorreu as duas forças navais se enfrentaram. Em princípio os vênetos levaram vantagem pois suas embarcações eram mais robustas, mais altas e mais preparadas para o Oceâno Atlântico que as naus romanas.

Oceâno Atlântico visto de Le Croisic - França - Local da batalha naval contra os Vênetos.
 Mas os romanos passaram a usar a mesma tática da I Guerra Púnica, prendiam e abordavam as naus inimigas, cortavam as cordas das velas deixando-as à deriva. Quando os vênetos tentaram fugir, faltou vento e então, como os barcos romanos possuiam remos, foi fácil cercar os inimigos e destruí-los.
Sem sua frota os vênetos não podiam mais fugir do cerco terrestre. Foram capturados, os mais velhos executados e a população restante foi escravizada.
Na Normandia, Sabino derrotou facilmente uma coligação de venelli, coriosolites e lexóvios que atacaram seu acampamento. Como a fortificação romana estava localizada em terreno muito alto, os atacantes chegaram cansados ao topo e não resistiram ao contra-ataque romano.

Atual cidade de Gwened - França Baia Morbihan, antiga capital dos Venelli.
 Já na Aquitânia, Publius Crassus enfrentou os vocates e tarusates, auxiliados por tribos da Espanha e passou por muitas dificuldades. Utilizando táticas de guerrilha os rebeldes atacavam as colunas em marcha e bloqueavam as linhas de suprimento.
Para forçar um combate aberto, Crassus atacou o acampamento dos inimigos e encontrou-o parcialmente desprotegido. Chegando pela retaguarda, os romanos cercaram 50.000 gauleses dos quais apenas cerca de 12.000 escaparam.
Já perto do inverno César atacou os mórinos e menápios, aliados dos vênetos. Mas esses povos não lhe concediam combate aberto, fugindo sempre que possível. 

Zeeland - Holanda - Região dos Menapios.
 Com a chegada do inverno, César aquartelou suas tropas no vale dos rios Loire e Saône, onde as tribos recém-conquistadas ficaram com a obrigação de abastecer os soldados.

Continua...
1Lembramos ao leitor a base para esta nossa série de textos é a obra “A Guerra das Gálias 58-50 a.C. - Roma Constrói seu Império”, de autoria de Kate Gilliver, publicada pela Editora Osprey.
2Todas as datas aqui mencionadas são a.C. (antes de Cristo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário