Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

MUSEU DO EXÉRCITO – FORTE DE COPACABANA

MUSEU DO EXÉRCITO - FORTE DE COPACABANA
Seguimos com nosso tour pelos museus do Rio de Janeiro. Nesta semana, em uma das praias mais famosas do mundo, visitamos o Forte de Copacabana, que abriga o Museu do Exército:

O Forte de Copacabana foi concebido, ao final do século XIX, para compor o sistema defensivo da cidade do Rio de Janeiro e de seu porto. Sua função principal dentro de tal sistema era impedir a aproximação de navios inimigos que pudessem ameaçar a entrada da Baía de Guanabara.
1908
O início da construção do Forte de Copacabana ocorreu em 1908, durante um momento conjuntural propício para a construção de grandes unidades militares. A chamada “reforma do Exército” começou ainda no final do século XIX, mais precisamente no término do governo de Floriano Peixoto.
[…]
Concluídos os trabalhos, a Fortificação foi inaugurada no dia 28 de setembro de 1914, com a presença do então Presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca, e demais representantes da Nação.
[...]
Ao longo do século XX, o Forte de Copacabana vivenciou diversos episódios que o tornaram parte da história do Brasil, como o Movimento Tenentista de 1922, conhecido como Levante dos 18 do Forte; a Revolução de 1930, quando serviu de prisão para o Presidente da República deposto, Washington Luís; e na Revolução de 1964 (Golpe Militar - acréscimo nosso), quando serviu de ponto de Reunião para o Comando Revolucionário.
1987
Em 1987, o Forte de Copacabana deixou a sua função bélica, vindo a abrigar o Museu Histórico do Exército. A partir daí, teve início uma história de dedicação à cultura. Hoje, o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana tem como missão principal preservar, salvaguardar e disseminar a memória histórica do Exército Brasileiro, bem como atuar como espaço cultural, proporcionando cultura e desenvolvimento aos seus visitantes. Assim, os canhões que ontem disparavam artefatos bélicos, hoje se calam para promover o civismo e cultura para a sociedade.
 
Informações do próprio museu em:
http://www.fortedecopacabana.com/

Para os amantes da História, o Forte é a cereja do bolo de uma jornada deslumbrante. Caminhar pelo calçadão de Copacabana, observar a fila de prédios costeados pelos morros e a vista do Pão de Açúcar por um ângulo inusual é uma experiência inesquecível.

Faça nossa visita virtual, compartilhe com seus amigos, indique para seus alunos. E, quando puder, visite. Tal como nós, você jamais esquecerá!

Bem... sem mais perda de tempo, inicie a visita clicando aqui! Bom passeio!

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário