Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de abril de 2015

EGITO – ECONOMIA

EGITO – ECONOMIA

A engenharia hídrica dos egípcios permitiu um excelente aproveitamento das cheias do Rio Nilo por meio de um sistema de canais de irrigação, diques e reservatórios de água que, a despeito do clima desértico na maior parte do ano, tornou o Egito um verdadeiro celeiro do mundo antigo.

Apesar dos períodos de fome, que não foram poucos e sempre relacionados a ausência/redução das cheias, podemos afirmar que aquele povo realizou verdadeiros prodígios na agricultura.

O Egito pertencia ao Faraó, as terras eram suas mas, apesar disso, muitos egípcios eram proprietários e os impostos eram calculados com base nessa posse ou concessão. O roubo de terras cultivadas e de grãos e o desvio ou interrupção dos cursos de água eram pecados graves, o que mostra a importância vital da agricultura.

Totalmente dependente das cheias do Nilo, a agricultura tinha três fases distintas: a adubação do solo, que era feita pelo próprio rio através do lodo depositado nas margens com as cheias e que durava de julho a outubro; de novembro a fevereiro era o período do plantio e, de março a junho, a colheita.

A preparação da terra era feita com arados puxados com a força da tração animal, como alguns murais em tumbas permitem ver.

Após o plantio, os egípcios mantinham as plantações através da irrigação proveniente de seu engenhoso complexo de canais que levava a água do Nilo a terras distantes permitindo, inclusive, a navegação de pequeno porte.

O cultivo era bastante variado, envolvendo trigo, cevada, linho, papiro, legumes, verduras, frutas e temperos. Quando chegava o tempo de colher sabemos que os camponeses utilizavam foices e debulhavam os grãos, pois os murais dos templos mostram estas cenas. Da mesma forma sabemos que produziam cerveja e vinho.

A colheita de cereais e uvas e o debulho dos grãos.
Mulher egípcia preparando cerveja
A criação de animais também era bastante variada, envolvendo bois, sobre cuja extensão dos rebanhos também incidiam impostos, além de cabras, ovelhas, porcos e aves. Bois e burros eram os animais de carga e os cavalos também foram criados a partir da invasão dos Hicsos. Há relatos da domesticação de hienas e guepardos para caça e até de leões como animais domésticos dos ricos.

Rico em minerais dos mais variados, o Egito também acrescentou ao seu domínio minas importantes nas terras conquistadas na região do Sinai e do Crescente Fértil.

A riqueza agrícola e mineral fez do Egito uma potência comercial que fazia negócios desde a Somália até o Mediterrâneo, enviando expedições comerciais que compravam ou trocavam produtos que iam desde madeira e cerâmica, até artigos de luxo como óleos, peles e plumas.


A família egípcia era patriarcal, o pai comandava, com auxílio da mulher. Os casais eram formados sem a necessidade de uma cerimônia e, embora houvessem casos de homens com mais de uma esposa, geralmente a união era monogâmica.

Os ricos podiam ter (e manter) concubinas e os Faraós chegavam a casar com suas irmãs e filhas, para manter a linhagem real dentro do sangue estritamente familiar.



A mulher egípcia possuía bem mais direitos e status social do que suas semelhantes nas demais regiões do mundo antigo. Na maior parte dos casos eram vistas, principalmente diante das leis, como iguais aos homens.

Acima mulheres da elite egípcia colocando a conversa em dia.

Mulher do povo moendo trigo para fazer pão.
Elas podiam ter propriedades, comprar, vender, contratar, ser herdeiras, trabalhar, divorciar, receber pensão, chefiar a casa quando viúvas, etc. Veremos, em séries posteriores, que uma mulher chegou a assumir a regência do Egito e, depois, fez a si mesma Faraó, com o consentimento dos sacerdotes!



Continua!


Imagem:


http://detetivesdeclio.blogspot.com.br/2014/06/o-antigo-egito.html
http://pt.slideshare.net/danielbronstrup/3-ano-em-antigo-egito-antiguidade-oriental-01
http://odiariodouniverso.blogspot.com.br/2013/09/capitulo-21-unificacao-do-egito-e-o.html
http://www.coladaweb.com/historia/antigo-egito-e-origem-da-civilizacao-egipcia
https://sala1epcd.wordpress.com/page/4/
http://blogdasoragabi.blogspot.com.br/2014_05_01_archive.html
http://pasoazulblog.com/2014/01/22/faraon-y-meiamen-realeza-egipcia/
http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/especial_egito_cativos_sim_escravos_nao.html
http://www.geocities.ws/athens/Marble/4341/egpcio.htm
http://www.cervejasdomundo.com/Na_antiguidade.htm
http://vivianebolosdecorados.blogspot.com.br/2011/03/genesis-do-bolo.html
http://egitorevelado.blogspot.com.br/2011/09/agricultura.html
http://antigoegito.org/agricultura-egipcia/
http://cultura.culturamix.com/historia/economia-no-antigo-egito
https://cpantiguidade.wordpress.com/2010/08/25/o-modo-de-vida-nas-aldeias-camponesas-do-egito-faraonico/
http://historiageneral.com/2011/10/26/los-escribas-en-el-antiguo-egipto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário