Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de julho de 2015

OS GRANDES FARAÓS - CLEÓPATRA

CLEOPATRA VII – UMA RAINHA PARA ROMA
A última soberana do Egito realmente livre encerrou a dinastia Ptolomaica, iniciada por Ptolomeu, general de Alexandre, O Grande.
Filha de Ptolomeu XII e de Cleópatra Trifena (provável), ela nasceu em 69 a.C. e foi co-governante do Egito junto com seu pai e, depois, em conjunto com seus irmãos-esposos, Ptolomeu XIII e Ptolomeu XIV.
Em 49 a.C. os irmãos regentes apoiaram Pompeu em sua luta contra Júlio César, fornecendo barcos ao romano. No ano seguinte Cleópatra foi expulsa do trono pelo irmão.
Com a derrota na batalha de Farsália, Pompeu fugiu para o Egito onde esperava ser recebido por Ptolomeu XIII. Mas o rei, pensando apoiar César, mandou decaptá-lo. Quando o general romano chegou a Alexandria ficou chocado com o destino de seu adversário.
Como o Egito era um dos maiores fornecedores de cereais para Roma, César decidiu intervir na disputa de poder entre Ptolomeu XIII e Cleópatra, pendendo para o lado desta.
A rainha apresentou-se ao romano de forma secreta, enrolada em um tapete. Sua inteligência seduziu César e eles tornaram-se amantes, selando assim a sorte de Ptolomeu XIII.
Este aliou-se a sua irmã mais nova, Arsínoe, que foi declarada rainha, com apoio do exército egípcio. Mas este não era páreo para as forças romanas e logo foram derrotados. Arsínoe foi presa e Ptolomeu XIII se afogou no Nilo.
A regência do Egito passou a ser feita, conjuntamente, entre Cleópatra e seu irmão mais novo, Ptolomeu XIV. Em 47 a.C. nasceu Ptolomeu XV, ou Cesarion, o filho da rainha com Júlio César, que logo retornou a Roma.
No ano seguinte Cleópatra, o irmão e o filho foram a Roma atendendo a um convite de César. Ele a instalou perto de sua própria casa e chegou a colocar uma estátua de ouro da rainha no templo de Vênus.
Em 44 a.C., com a morte de César, assassinado no Senado, Cleópatra voltou ao Egito onde ordenou o assassinato de seu irmão e passou a reinar em co-regência com Cesarion.
Cleópatra e Cesarion
Dois anos depois começou o romance da rainha com o General Romano Marco Antônio, que governava Roma junto com Otávio César e Lépidus. Essa união gerou três filhos, Cleópatra Selene, Alexandre Hélio e Ptolomeu Filadelfo.
Marco Antônio passou a viver com Cleópatra, apesar de ser casado com a irmã de Otavio César, Otávia, a quem abandonou. Para sua nova família o romano doou os territórios da Armênia, Média, Pártia, Cirenaica, Líbia, Fenícia, Síria, Chipre e Cilícia, todos pertencentes a Roma.
Esse gesto foi visto em Roma como uma terrível traição e o Senado declarou guerra ao Egito em 31 a.C. Otávio César reuniu uma frota para atacar Marco Antônio e Cleópatra.
O confronto ocorreu na costa da Grécia, em Accio, e Marco Antônio foi derrotado. Ele e Cleópatra fugiram para o Egito onde ambos cometeram suicídio.
Antes de morrer Cleópatra ainda tentou fazer com que seu filho Cesarion escapasse, despachando-o com um tesouro rumo ao Mar Vermelho, de modo que ele só manteve o trono por curto período. Sua morte, aos 17 anos, é controversa. Segundo Plutarco ele foi persuadido a retornar ao Egito onde foi preso e executado por ordem de Otávio César.
Com as mortes de Cleópatra e de seu filho, o Egito passou a ser província de Roma.
Sempre envolta em véus de mistério e sensualidade, Cleópatra VII comumente foi retratada na ficção como uma fêmea fatal que conquistou César por seus atributos físicos, quando as poucas imagens que se tem da rainha mostram que não foi nenhuma Nefertiti.
Hoje se admite que seu fascínio vinha muito mais de sua grandiosa cultura poliglota e prodigiosa inteligência do que de sua beleza.
Parece-nos que a extraordinária rainha foi fruto de seu tempo e equilibrou-se o máximo possível em meio ao confronto de forças titânicas que marcou sua época. Escolheu o aliado certo na disputa com seus irmãos, mas estava do lado perdedor quando assumiu posição diante da guerra civil romana seguinte. Isso custou-lhe a vida, a descendência e o trono.
FIM


Imagens:
http://impressivemagazine.com/2013/07/15/queen-cleopatra/
http://jabajabba.com/oculardelusions/secrets-of-egypt-cleopatra/
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Il_guercino,_morte_di_cleopatra.JPG
https://gregaeudaimonia.wordpress.com/tag/cleopatra/
http://lisztrangel.blogspot.com.br/2012/05/cleopatra-bela-e-fera.html
http://aloucadosperfumes.com/2012/09/07/cleopatra-a-rainha-perfumada/
http://www.smithsonianmag.com/history/rehabilitating-cleopatra-70613486/?no-ist
http://en.centralemontemartini.org/collezioni/percorsi_per_sale/sala_macchine/copie_da_originali_greci/ritratto_di_cleopatra
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Denderah3_Cleopatra_Cesarion.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Alexandre_Cabanel_-_Cl%C3%A9opatre_essayant_des_poisons_sur_des_condamn%C3%A9s_%C3%A0_mort.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/File:%D0%9A%D0%BB%D0%B5%D0%BE%D0%BF%D0%B0%D1%82%D1%80%D0%B0_VII.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário