Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ÊXODO x HISTÓRIA - IV

http://pt.wahooart.com/@@/8EWRF2-Lawrence-Alma-Tadema-a-morte-de-primeiro-nascido


Outra contradição que percebemos no relato bíblico e nas tradições sobre o Êxodo é a última das chamadas “Pragas do Egito”, a morte dos primogênitos.

A Bíblia informa que: “... aconteceu, à meia-noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.” (Êxodo 12:29)

Logo de início é preciso retirar da cabeça a ideia de que o filho do Faraó seja, como é mostrado nos filmes, um bebê. Como se vê acima, a Bíblia não usa a palavra “criança”, e considerando que o primogênito será sempre o filho mais velho, muitos dos mortos até podem ter sido crianças, mas a maioria seria de jovens e adultos.

E aqui surge uma situação embaraçosa, pois o primogênito de Ramsés II de fato morreu antes dele, mas já era quase velho para os padrões antigos e a causa mortis foi bastante banal para a época, nada de sobrenatural.

Seu nome era Amun-herkhepeshef e sua múmia foi encontrada na tumba KV5, no Vale dos Reis. Os estudiosos que examinaram seus restos mortais com modernas técnicas concluíram que:

...o crânio de Amun-herkhepeshef apresentava as marcas de um estranho ferimento. Os exames comprovaram que na ocasião da morte deste homem, o primogênito de Ramsés II, sua idade oscilava por volta dos 30 anos e esse ferimento fora certamente causado em batalha, tendo sido inclusive uma das causas da sua morte devido a uma forte hemorragia craniana.5

https://plus.google.com/114029499980147896714/videos
http://www.dominiosfantasticos.com.br/id485.htm
Está certo que a Bíblia usa o termo “ferir”, mas não se pode imaginar que Deus saísse de casa em casa martelando as cabeças dos egípcios e de seus animais, nem mesmo que enviasse um anjo com tal tarefa macabra.

Uma hipótese bem plausível é a de que alimentos enterrados (para escapar dos gafanhotos) foram contaminados. Como os primeiros a comer eram os primogênitos, eles morreram.6 Mas o filho do Faraó não se encaixa nesta forma de morte.

Outra possibilidade é a ocorrência de um ataque furtivo, ou mesmo uma batalha. Bem refletido, por que Deus precisaria que os israelitas marcassem suas portas com sangue? Essa ação se coaduna muito mais como orientação a um grupo de ataque que precisasse distinguir em quais casas deveriam entrar ou não.

Por outro lado, em caso de batalha, certamente muitos primogênitos, com seus melhores animais, podem ter morrido e o episódio em que o exército do Faraó é colhido pelas águas se encaixa também nessa possibilidade.

Claro que a mente supersticiosa do homem antigo viu tudo isso como obra de Deus, muito embora não seja viável imaginar o Criador matando pessoas, principalmente crianças, e animais inocentes. 

Continua...
Perdeu as primeiras partes do texto? Clique aqui. 
Para navegar mais por este blog, clique aqui.
Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.
Para voltar ao site, clique aqui.

* http://entretenimento.r7.com/os-dez-mandamentos/fotos/fique-por-dentro-historiador-explica-significado-de-cada-uma-das-dez-pragas-do-egito-01092015#!/foto/13

5    O Mistério da Tumba KV5 in: Nos Domínios do Realismo Fantástico.
      Disp. http://www.dominiosfantasticos.com.br/id485.htm - 30/10/14 
6   Maria Luciana Rincon Y Tamanini. Como a ciência explica as Dez Pragas do Egito descritas na Bíblia? In: MEGA CURIOSO. Acessado a 16/07/2015: http://www.megacurioso.com.br/religiao/37613-como-a-ciencia-explica-as-dez-pragas-do-egito-descritas-na-biblia-.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário