Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

TEMPLOS EGÍPCIOS – LUXOR

O TEMPLO "DA HISTÓRIA"  DO EGITO

Ele não é, posto que foi dedicado a Amon-Rá, mas bem poderia ser o Templo da História do Egito. Construído sobre outro templo menor, da 12ª dinastia, também dedicado a Amon, o atual Templo de Luxor foi iniciado por Amenófis III (ou Amenhotep III) e ampliado por Ramsés II.

O que faz dele uma testemunha da História do Egito é o fato de que recebeu acréscimos por parte de Merenpetah, Seti I, Ramsés III, Ramsés IV, Ramsés VI, Alexandre, o Grande, abrigou uma igreja e, por fim, foi concluído apenas sob domínio muçulmano, recebendo uma mesquita em seu interior!

Mesquita de Abu el-Haggag, dentro do Templo de Luxor
A parte frontal, o pilone norte e o grande pátio foram obra de Ramsés II, enquanto a avenida das esfinges foi obra de Nektanebo. O obelisco que orna o lado esquerdo da entrada não estava sozinho. Seu par, contudo, “...foi transportado, em 1819, a La Place de le Concorde, em Paris, como um presente para o rei Filipe Luís de França por Mohamed Ali (que governou o Egito AD 1805-1850)...1

Avenida das Esfinges - Templo de Luxor

Templo de Luxor - Obelisco e Estátuas de Ramsés II à frente do Piloni.
A entrada do templo é feita pela avenida das esfinges, que faz a ligação com o Templo de Karnak. Ao atravessar a entrada, têm-se, ao lado, a capela de Serapis. Em seguida, o obelisco e, atrás dele, o piloni, medindo cerca de 24m de altura e 65m de comprimento. Guardando as torres, duas estátuas gigantescas de Ramsés II. O piloni apresenta cenas da Batalha de Kadesh, entre outras.

Depois dessa entrada o visitante chega ao pátio de Ramsés II, no qual foi construída a Mesquita de Abu el-Haggag. As colunas desse pátio trazem estátuas do Faraó e sua rainha, Nefertari.



Após o pátio, a colunata, formando um corredor de 14 grandes colunas de 19m de altura que conduzem o visitante ao pátio do sol de Amenófis III e à sala hipóstila, ambos dominados por muitas colunas.
Acima Ramsés II e abaixo Nefertari

Na sequência, o santuário romano, depois a sala do nascimento, o santuário de Alexandre o Grande, a sala das oferendas e o santuário, ou Sala da Estátua.


Continua...




Imagens:
http://commons.wikimedia.org/wiki/Luxor_Temple
http://discoveringegypt.com/rebuilding-ancient-egyptian-temples-in-3d/3d-reconstruction-of-luxor-temple/
https://sites.google.com/site/viagemcairo/home/conhecer-luxor/templo-de-luxor
http://www.touregypt.net/featurestories/luxortemple3.htm
http://www.touregypt.net/featurestories/luxortemple1.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Abu_el-Haggag_R03.jpg
1https://sites.google.com/site/viagemcairo/home/conhecer-luxor/templo-de-luxor

Nenhum comentário:

Postar um comentário