Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

TEMPLOS EGÍPCIOS – DEIR EL BAHARI

TEMPLO DE HATSCHEPSUT
Construído com extremo esmero por Senemut, arquiteto que era tido como amante da Faraó mulher, o Templo de Amon/Hatschepsut é bastante singular. Foi construído em pedra calcárea, em uma encosta e possui 3 andares em forma de terraços, unidos por uma escadaria.

O complexo de Deir El Bahari apresenta nada menos que quatro templos, como se pode ver no esquema acima. Os Templos de Mentuhotep II e Tutmósis III, ambos faraós, o Templo da deusa Hathor e o maior deles, tema de nosso texto, o Templo de Hatschepsut.
Dedicado a exaltar as realizações da Faraó e fazer a ligação dela com os deuses, as decorações internas do templo representam os três principais eventos do reinado de 21 anos de Hatschepsut, que usurpou o poder de seu sobrinho/enteado, Tutmés III, de quem era, inicialmente, co-regente.

Os eventos retratados são o transporte dos obeliscos colocados no Templo de Amon-Rá, em Karnak, a expedição comercial enviada a Punt (Somália) e o nascimento divino da rainha.

Este último “acontecimento” foi a representação da justificativa que Hatschepsut apresentou, com apoio dos bem subornados sacerdotes de Amon, para assumir o poder. Dizendo-se descendente direta do deus Amon, a Faraó assumiu plenos poderes.

O primeiro terraço apresenta a rainha fazendo oferendas a Amon, a construção de barcas de madeira e o transporte dos dois obeliscos, tarefa penosa que teria durado 7 longos meses.

No segundo terraço, acessível por uma escadaria, possui duas colunatas, uma de cada lado. Neste pavimento estão as cenas do “nascimento divino” da rainha que foram depredadas, inicialmente por ordens de Tutmès III quando assumiu o trono após ter assassinado Hatschepsut (o que não é uma certeza).


Ao lado direito uma capela dedicada a Anubis com 16 colunas e teto azul enfeitado por estrelas amarelas. Neste local as cenas retratam Hatschepsut (devidamente apagada) e Tutmés III fazendo oferendas aos deuses. A sala dá acesso ao santuário, que é decorado com outras cenas religiosas.

À esquerda do segundo terraço estão as representações da expedição enviada por Hatschepsut à Punt. Cinco grandes navios, comandados por Pa-Nahsy partiram retornando dois anos depois trazendo “ouro, a mirra, o incenso, o ébano e marfim além de diversas espécies de árvores1.

Nesta parte também encontra-se a Capela de Hathor, com imagem da deusa com orelhas de vaca e segurando sua Cítara. Também há cenas onde a deusa lambe a mão da rainha ou amamenta-a, como uma mãe à sua filha.



Perto da escadaria, colunas decoradas com grandes esculturas da rainha em pose de Osíris. Na parte posterior, escavada na rocha, uma pequena sala de duas colunas e quatro capelas distribuídas nos cantos. O teto também é azul com estrelas amarelas. As representações estão danificadas. Na sequência um vestíbulo através do qual se chega ao santuário que possui dois nichos.


No terceiro terraço há um Pórtico de Osíris, que tinha colunas decoradas com estátuas da rainha que foram destruídas. Escavado na rocha, um vestíbulo com quatro nichos que conduz ao santuário, dotado de duas capelas laterais que possuem cenas retratando a rainha e Tutmés III perante os deuses.


Assim como em outros lugares, a obra destrutiva de Tutmés III contra sua tia-madrasta não foi bem sucedida. Usurpadora ou não, Hatschepsut gravou seu nome de forma indelével na História do Egito.

Continua...


Conheça o Edital de Publicação clicando aqui.

Para conhecer, clique aqui.


Para navegar mais por este blog, clique aqui.
Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.
Para ir ao nosso site, clique aqui.
Imagens:
https://desportoviajar.wordpress.com/2013/01/22/egito-templo-de-hatshepsut-um-cenario-impressionante-talhado-nas-escarpas-de-calcario/
http://en.wikipedia.org/wiki/Mortuary_Temple_of_Hatshepsut
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Temple_of_Hatshepsut
http://hellogringos.com/templo-de-hatshepsut/
http://www.egyptian-museum-berlin.com/c41.php
https://egyptsites.wordpress.com/2009/02/09/temple-of-hatshepsut/
1http://www.descobriregipto.com/templo-de-hatshepsut/

Nenhum comentário:

Postar um comentário