Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

DEUSES EGÍPCIOS - GEB


Olá caro leitor! Nunca é demais renovar nossos votos de um Feliz 2016 para você e todos aqueles a quem ama. Iniciamos hoje uma nova mini série, componente da grande série "O Reino de Clio no Egito Antigo": Os Deuses do Egito Antigo!
Para esta etapa, convidamos nossa amiga e colega de universidade, Carla Oliveira, para pesquisar e escrever sobre alguns dos principais deuses do panteão egípcio.
Pedimos a ela algo bem simples, considerando que nossa intenção primeira é apenas contar boas histórias e não cansar nossos leitores com um conhecimento acadêmico profundo, escrito naquela linguagem iniciática.
Para nossa felicidade, e com sacrifício pessoal, Carla Oliveira aceitou pesquisar e escrever. Os textos que se seguirão são da autoria dela, com pequena colaboração nossa na transformação da escrita acadêmica para a linguagem do blog.

OS DEUSES DO EGITO ANTIGO
 GEB

Por Carla Oliveira Santos

Diferente do que alguns possam acreditar, no Egito Antigo não havia um sistema religioso simples, o que existia era uma delicada e complexa teia, formada por vários deuses e deusas, que representavam, em sua maioria, as forças da natureza, e que eram os legítimos donos do solo e de tudo o que nele havia.
Desde o princípio da civilização egípcia, esse sistema passou por diversas evoluções e foi se enquadrando em muitas categorias; politeísta, henoteísta, monoteísta, politeísta novamente.
Cada cidade egípcia se dedicava ao culto de um ou vários deuses e para adorá-los vários templos e santuários públicos e particulares foram erguidos. Alguns ainda são encontrados hoje em áreas remotas do Egito, a exemplo do Templo de Luxor.
Esses templos eram encarados pela população como a casa dessas divindades e serão tema da próxima etapa de textos.
Uma das divindades mais antigas é GEB. Esse é o deus da terra egípcia, pai de outros quatros deuses. Sabe-se muito pouco a seu respeito.
O conhecimento que chegou até nós foi a imagem de um deus que cuidava de tudo relacionado a agricultura, pois a terra era seu maior domínio. Era ele quem assegurava uma colheita farta, pois tornava o solo fértil com as enchentes do rio Nilo.
Geb era representado como um homem com a cabeça de uma cobra, embora seu animal fosse um ganso e esse o representasse muitas vezes também. As cores que o definiam eram o verde que representava a vida e o preto que representava a lama do Nilo.
Nossa escrita sobre esse deus é, obviamente, limitada ao que foi produzido sobre ele. Seus filhos se tornaram muito mais conhecidos e cultuados.
Enquanto Geb foi um deus primitivo, que parece não ter sobrevivido muito além no tempo, sua prole formou os pilares fundamentais da religião do antigo Egito.

Referência Bibliográfica:
Imagens:
http://en.wikipedia.org/wiki/Geb

Nenhum comentário:

Postar um comentário