Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

DEUSES EGÍPCIOS - ÍSIS

DEUSES EGÍPCIOS - ÍSIS
Por Carla Oliveira Santos


Esta é sem dúvida a personificação da bondade e da simplicidade na religião do Egito antigo. Foi uma deusa muito cultuada não apenas na região do Nilo, mas também fora dela, como no mundo Greco-Romano.
Sua figura representava a maternidade e a fertilidade. Era comum as famílias terem essa deusa como sua protetora. Isís foi o exemplo da boa esposa e da mãe exemplar e serviu de modelo a todas as mulheres que desejavam manter seu lar em harmonia e paz.
Foi a esposa do deus Osíris e mãe de Hórus. Mas ela foi muito mais que isso. Não foi uma deusa que viveu à sombra do marido ou do filho. Teve seus próprios templos e sacerdotes e também um número grande de fiéis devotos.
Cultuada como a deusa da justiça e da simplicidade, era a protetora de todas as minorias que existiam no Egito antigo, a exemplo dos escravos, artesãos, pescadores, assim como de todos aqueles que eram oprimidos ou diminuídos.
Mas não era uma deusa exclusivista, pois Ísis era cultuada também por indivíduos mais bem colocados na sociedade, como os membros da classe governante. Todos confiavam em seus julgamentos e ações, e conheciam sua força e poder. Era a deusa da natureza e da magia. E por falar em magia, foi por meio desta que conseguiu ressuscitar o corpo de seu marido Osíris e conceber um filho.
Ela foi cultuada em muitas regiões fora do Egito como mencionamos acima. Estudiosos e pesquisadores encontraram templos dedicados a deusas de aspectos e nomes semelhantes ao de Ísis em regiões da Ásia e da Europa, e por associação linguística atribuem muitos desses templos a ela.
Nas ruinas da antiga cidade romana de Pompéia, um templo dedicado a essa deusa egípcia foi encontrado em ótimo estado de conservação. Assim como alguns templos em Roma, Grã-Bretanha, Irlanda e Arábia Saudita.
Ao longo dos anos sua história foi sofrendo alterações bastante significativas. Em outros momentos, Horús, que no princípio era apresentado como seu filho, reaparece como seu esposo.
Porém, a versão que perdura é aquela originalmente apresentada a seus fiéis. A de que, juntamente com Osíris e Hórus, Ísis forma mais uma trindade divina no Egito.
Conheça o Templo de Isis na Ilha de Philae clicando aqui

Continua...
Conheça o Edital de Publicação clicando aqui.
Para conhecer, clique aqui.
Perdeu o texto de algum dos templos egípcios? O Reino de Clio organizou todos eles para vc ao alcance do cursor. Para acessar e ler, clique aqui. e depois na aba Grandes Templos.
Perdeu o texto sobre o deus anterior? Clique aqui.
Para navegar mais por este blog, clique aqui.
Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.
Para ir ao nosso site, clique aqui.








Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dsis
Imagens:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dsis
http://pinstake.com/egyptian-winged-goddess-isis-kneeling-this-heavy-sculpture-shows-isis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário