Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

DEUSES EGÍPCIOS – SETH

DEUSES EGÍPCIOS – SETH

Por Carla Oliveira Santos


Pode parecer cruel começarmos falando que Seth representa tudo de ruim que existia no Egito antigo, mas é exatamente assim que ele era visto.
Seth era uma poderosa força do mal, a quem os outros deuses deveriam neutralizar. Ele estava ligado a inveja, traição, violência, ódio, ciúme, deserto e caos. A versão mais conhecida de sua história mostra um deus que foi capaz de destruir e matar o próprio irmão por inveja.

A mitologia originalmente conta que Seth era o deus do deserto, e como lá nada havia além de areia, passou a nutrir dentro de si uma profunda e venenosa inveja de seu irmão Osíris, pois este era o deus maior do Egito, governava a terra e sua fertilidade, era o senhor da sociedade, ensinava aos homens a viver dentro de um sistema social com tudo que nele implica.

Osíris tinha importância e destaque no panteão dos deuses egípcios. Seth não tinha nada. Movido por essa inveja armou um plano que tirou a vida do irmão e assim ganhou o desprezo e o ódio de todos os outros deuses.

Apesar de matar Osíris, não gozou do prazer de se tornar o deus supremo da terra, pois Hórus, motivado pelo desejo de vingar seu pai, lutou com Seth e o derrotou.
Continua...
Para conhecer, clique aqui.

Perdeu o texto de algum dos templos egípcios? O Reino de Clio organizou todos eles para vc ao alcance do cursor. Para acessar e ler, clique aqui. e depois na aba Grandes Templos.

Perdeu o texto sobre o deus anterior? Clique aqui.

Para navegar mais por este blog, clique aqui.

Para ler outros textos na seção "A Semana", clique aqui.

Para ir ao nosso site, clique aqui.


Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Seth
Imagens:
http://cometogetherarticles.yolasite.com/the-essense-of-seth.php
http://myegypt.com.au/statues/wall-plaque/wall-plaque-of-the-gods-seth-and-horus-performing-the-sema-tawy-ritual.-wall-relief-handmade-by-semet.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário