Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2016

DEUSES EGÍPCIOS - HATOR

DEUSES EGÍPCIOS - HATOR

Por Carla Oliveira Santos



Podemos dizer que Hator é a estrela que arremata toda a constelação de deuses egípcios, tamanha era a sua importância. Ela reunia em si princípios bons e belos, como o amor, e a própria beleza poderia ser representada por ela, assim como a música, a maternidade e a alegria.
Com tantas características agradáveis, não é estranho que esta deusa tenha sido uma das mais populares, sendo venerada tanto pelas partes altas, quanto pelas camadas mais baixas da população.
Ela também regia a fertilidade, papel que, como vimos, não cabia somente a si. Hator também era regente das danças, protegia mulheres em trabalho de parto, era padroeira dos mineiros e a ela também foi dado o domínio das terras estrangeiras.
Vimos que uma das representações de Nut era de uma vaca, mas este não foi um privilégio só seu, pois a deusa Hator foi igualmente associada a uma vaca com chifres enormes sobre a cabeça.
Existe alguma confusão aqui? É possível que sim, embora não possamos determinar. O que para nós pode parecer confuso dado o nosso afastamento no tempo, para os egípcios era algo bem claro
Essa emaranhada teia onde deuses diferentes desempenhavam papéis semelhantes e por vezes iguais, por mais complexa que fosse não era divergente, mas complementar.
Podemos dizer também, muito embora não passe de especulação, que alguns das divindades que julgamos semelhantes, talvez não passem de apenas um(a) que foi tomando formas e assumindo nomes diferentes ao longo do tempo. Mas isso nunca saberemos com exatidão.
Uma característica pela qual Hator era bastante conhecida se relaciona ao fato de ela receber as almas e assegurar-lhes bebida e comida. Foi uma divindade muito celebrada, em festas cheias de jubilo e alegria, o que demonstrava o profundo amor da população por ela.
Muitas foram as crianças que tiverem a honra de receber o seu nome, mais do que qualquer outra divindade egípcia, e muitas também foram as mulheres que dedicaram seus lares a ela, numa tentativa de se espelharem na deusa, para desempenhar os papéis de boa esposa, mãe e amante.
Pelo que sabemos, homens e mulheres poderiam dedicar sua vida ao sacerdócio de Hator, o que não era comum na religião do antigo Egito.

Referência Bibliográfica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hator
Imagens:
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Reliefs_of_Hathor

Nenhum comentário:

Postar um comentário