Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de junho de 2016

INVASÃO DE ROMA - 455 d.C.



INVASÃO DE ROMA
No ano 455, no dia 12, Genserico, rei dos Vândalos, que já ocupara as ilhas da Córsega e da Sardenha com sua frota naval, conseguiu conquistar a cidade de Roma, saqueando-a por duas semanas e sequestrando a esposa e as filhas do Imperador Valentiniano (já falecido), Licínia Eudóxia, Eudócia e Placídia, respectivamente.
Os Vândalos chegaram ao Império Romano fugindo dos ataques dos Hunos. Acamparam às margens do Rio Reno à espera de que Roma os convidasse a atravessar, como já fora feito antes com outros povos.
Quando o convite não veio e o rio congelou, eles atravessaram sobre o gelo, adentrando a Gália (atual Bélgica e França) e dirigindo-se para a Península Ibérica, onde se estabeleceram.
O desentendimento entre os Vândalos e o Império começou porque o Rei Vândalo Genserico foi arrastado sem saber para dentro de uma das intrigas romanas.
O General Romano Flávio Aécio(!) conspirou para tomar o poder influenciando a princesa regente Placídia contra o Governador da África Peninsular Bonifácio, que ficava sediado em Cartago.
Este, temeroso, convidou os Vândalos para vir a Cartago auxiliar na defesa contra Roma.
Quando Placídia descobriu o complô de Aécio(!) para tomar o poder, prendeu-o e esclareceu a situação a Bonifácio.
Ele, por sua vez, tentou cancelar o convite aos Vândalos, mas estes já haviam desembarcado.
A partir de então as forças de Genserico tomaram a província inteira, e de Cartago partiram para dominar a Córsega, a Sardenha e, depois, a própria Roma.
Foi da forma de agir dos vândalos que surgiu o termo vandalismo, para caracterizar os saques e depredações, embora eles tenham sido menos destrutivos em Roma do que nas localidades anteriormente invadidas.

Fontes:
http://www.culturabrasil.org/os_vandalos_atacam.htm
http://brasilescola.uol.com.br/historiag/vandalos-violencia-contra-imperio-romano.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Saque_de_Roma_(455)
Imagem:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Genseric_sacking_Rome_455.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário