Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de junho de 2016

NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA


NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA

Em 2 a.C. (ou 7 a.C.), em um suposto dia 24 de junho, nascia João Batista, parente de Jesus, preparador de Seu caminho e responsável por Seu batismo nas margens do Rio Jordão.

João era filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, filiada à sociedade Filhas de Aarão e prima de Maria (mãe de Jesus).

Por ser filho de sacerdote, João teria tido uma educação esmerada na cidade de Engedi (Qumram), sede da Irmandade Nazarita, na qual João teria ingressado.

Os nazaritas abstinham-se de bebidas alcoólicas, de contato com cadáveres, usavam os cabelos longos, vestiam-se e se alimentavam com muita simplicidade, características que a Bíblia menciona a respeito de João (alimentando-se de gafanhotos e mel, vestindo-se com peles), além da pregação que conclamava o arrependimento e a preparação para a vinda do Messias.
O batismo de Jesus teria sido realizado na região de Pela. A prisão de João Batista, por ordem de Herodes Antipas I teria ocorrido em Pereia, por volta de 26 d.C.. A decaptação ocorreu no ano seguinte.

Além da Bíblia, mais uma fonte histórica confirma a existência de João Batista. Flávio Josefo faz referência a ele em Antiguidades Judaicas:

Para alguns judeus a destruição do exército de Herodes pareceu intervenção divina, certamente uma punição pelo tratamento dado a João, o chamado Batista. Porque Herodes condenara-o à morte, mesmo ele tendo sido um homem bom e tendo exortado os judeus a levar uma vida correcta, praticar a justiça para com o próximo e a viver piamente diante de Deus, e fazendo por se batizar; porque a lavagem seria aceitável para ele, se o fizessem não para o perdão de pecados mas apenas para a purificação do corpo; pressupondo uma alma previamente purificada por uma conduta de rectidão. Quando outros também se juntaram à multidão em torno dele, pelo facto de que eles eram agitados ao máximo pelos seus sermões, Herodes ficou alarmado. Eloquência com tão grande efeito sobre os homens poderia levar a alguma forma de sedição. Porque dava a impressão de que eles eram liderados por João em tudo que faziam. Herodes decidiu então que seria melhor agir antes, executando João, do que arrepender-se mais tarde. Por esta suspeita de Herodes, João foi trazido acorrentado a Machaerus, a fortaleza de que falamos antes, e lá executado. Porém o veredicto dos Judeus era de que a destruição que atingiu o exército de Herodes foi um castigo, um sinal de desagrado de Deus. 1



O suposto dia do nascimento de João Batista é marcado, no Brasil, pela festa junina de São João, onde a população, especialmente no interior, celebra com o consumo de comidas típicas, fogueiras, fogos de artifício e apresentação de quadrilhas, cuja origem teria sido inspirada nas danças de salão das cortes reais europeias.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_Jo%C3%A3o_Batista
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista
(1)Antiguidades Judaicas, XVIII, 5, 2
http://quem-escreveu-torto.blogspot.com.br/2012/09/evangelhos-canonicos-historia-segundo.html

Imagens:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/37/Hermitagetintorettobirthofjohnthebaptist.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gregorio_Fern%C3%A1ndez_-_Bautismo_20140703.jpg

Se perdeu o texto anterior, clique aqui.

Para ler outras mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.

Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.

Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.

Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.

Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.

Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.

Conheça e curta nossa página no Facebook, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário