Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

IMPERATRIZ LEOPOLDINA - Parte III



IMPERATRIZ LEOPOLDINA – MATRIARCA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – Parte III

Em dezembro de 1805, após a retumbante vitória de Napoleão na Batalha de Austerlitz, a Áustria assinou o Tratado de Presburgo, perdendo mais territórios, desta vez para os Estados Alemães, e sendo obrigada a pagar uma vultuosa indenização.

Napoleão em Austerlitz
Esse ato colocou um fim efetivo ao Sacro Império Romano-Germânico. Então o Imperador Francisco II criou o Império da Áustria e mudou de nome para Francisco I.

Neste período, a instrução de Leopoldina foi retomada. Também foi a época do início da ascenção do futuro poderoso Ministro Klemens von Metternich. Nos anos seguintes ocorreu a morte da Imperatriz, o terceiro casamento de Francisco I e a fuga da família real portuguesa para o Brasil. Napoleão seguia em seus planos de subjugar toda Europa.

A nova Imperatriz, Maria Ludovica Beatrice d'Asburgo-Este, foi a pessoa que mais influenciou a jovem Leopoldina, nas palavras da própria. Muito culta e de “caráter firme”, a nova esposa do Imperador também introduziu mudanças no cardápio das crianças que levariam, depois, Leopoldina a enfrentar problemas com a balança.

Maria Ludovica Beatrice d'Asburgo-Este
A despeito disso, foi Ludovica quem parece ter freado a personalidade mais rebelde de Leopoldina, recorrendo a severidade e medidas corretivas não especificadas na obra de Cassotti.

Neste período a guerra contra a França estourou novamente e a família real fugiu outra vez para a Hungria. Derrotado mais uma vez, o imperador austríaco foi forçado a assinar o Tratado de Schönbrunn com Napoleão.

Josefina - Napoleão - Maria Luiza
Essa paz imposta foi ratificada no casamento de Napoleão com Maria Luiza, irmã de Leopoldina. Tal casamento, possível após a separação do Imperador da França de Josefina de Beauharnais, visava evitar novas guerras entre França e Austria, além de dar a Napoleão um herdeiro do trono, o que Josefina não pudera fazer.
Despedida de Maria Luiza - Leopoldina abraça a irmã
Casamento de Napoleão e Maria Luiza
Pelo lado austríaco, o interesse era impedir uma aliança franco-russa contra si, enquanto a Áustria se recuperava militarmente. O principal articulador austríaco do acordo, Klemens von Metternich, foi nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros do Império da Áustria.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário