Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O LIVRO DOS MORTOS EGÍPCIO II – MUMIFICAÇÃO

PREPARANDO A VIAGEM AO PARAÍSO – A MUMIFICAÇÃO

O Faraó e os ricos egípcios passavam a vida preparando-se para o pós vida. Os túmulos eram construídos e decorados segundo os desejos do futuro morto. Os pobres não tinham essa opção, de modo que eram enterrados, geralmente, perto dos ricos, na esperança de que fossem beneficiados de alguma forma, pela alma endinheirada.

Para os egípcios, o espírito precisava manter seu corpo terreno intacto para prosseguir na vida após a morte. O ser humano seria composto de quatro partes:

...o ba, uma espécie de alma; o ka, ou "duplo", réplica imaterial do corpo; o khu, centelha do fogo divino; e o kat, ou seja, o corpo. Acreditando numa vida após a morte, entendiam que esses quatro elementos precisavam ser preservados depois do falecimento do indivíduo. O ba e o khu, sendo elementos espirituais, precisavam apenas de orações. O corpo, por ser a moradia do ka, tinha que ser preservado e protegido. Em conseqüência, o túmulo, casa do morto, devia ser mantido intacto para todo o sempre e permitir-lhe uma vida agradável e semelhante à existência terrena.1

O pior crime que poderia ser cometido a um egípcio seria a danificação ou destruição de sua múmia, pois significava que seu espírito ficaria sem sua casa material. Essa profanação ocorreu em diversos casos, inclusive com a múmia que a Drª. Joann Fletcher suspeitava ser de Nefertiti.

À esquerda a múmia danificada da suposta Nefertiti. No centro Seti I e, à direita, Ramsés II
A importância dada à vida após a morte era proporcional aos cuidados dispensados à mumificação dos mortos. Os maiores museus do mundo possuem múmias em exibição. Ramsés II, o Grande, pode ser “encontrado em pessoa” no Museu do Cairo e seu pai, Seti I, tem uma das múmias mais bem preservadas de todas.

O processo de mumificação pode ter se iniciado por acaso nos tempos mais remotos da História egípcia. Os corpos sepultados na areia do deserto ficavam ressecados antes de se decompor e a mumificação cerimoniosa pode ter sido apenas uma forma de imitar e garantir tal resultado.


O falecido era assistido por um sacerdote especialista. Este removia o cérebro do morto pelas narinas, fazendo uso de um gancho. Os demais órgãos eram extraídos por um corte na virilha e guardados em vasos chamados canópicos. O coração era mantido intacto em seu lugar e, se retirado, era substituído por um amuleto em forma de escaravelho.

Vasos Canópicos
Feita essa extração, o corpo era coberto com natrão2 e deixado para secar entre 40 e 70 dias, quando a substância salina ressecava o corpo e eliminava as bactérias, impedindo a decomposição. Terminada a secagem e desinfecção:

as cavidades eram cheias com linho e substâncias aromáticas, e enrolava-se o corpo com ligaduras. Os olhos eram cheios com linho ou pedras pintadas de branco. Faraós e pessoas ricas eram estofados com tecidos virgens. Já os pobres eram forrados com as roupas que haviam usado em vida, terra ou serragem. Depois disso, a incisão era fechada com uma placa de ouro, para evitar a invasão do corpo por maus espíritos. Durante cada uma dessas etapas da mumificação, eram lidas preces do Livro dos Mortos, que ensinava como o ritual deveria ser feito.3

Instrumentos para retirada do cérebro: vaso de óleo, ganchos, faca do embalsamador e funil para o nariz.
Materiais usados para mumificação: (1) linho. (2) serragem; (3) líquen. (4) cera de abelha. (5) resina. (6) natrão. (7) cebolas. (8) lama do Nilo. (9) almofadas de linho. (10) incenso.
O processo de enfaixar o falecido começava pelos pés ou mãos e durante a operação eram colocados amuletos junto ao corpo e entre as faixas, contendo fórmulas para ajudar a caminhada.

O sepultamento era feito em procissão liderada pelo sacerdote até a tumba. O corpo, já no sarcófago, era acompanhado pelos vasos canópicos e por diversos pertences, dentre eles, a valiosa cópia do Livro dos Mortos.

Quanto mais rico o falecido, mais sofisticado seu túmulo. O Faraó Tutancâmon, por exemplo, teve quatro capelas funerárias, encaixadas umas nas outras, dentro delas um sarcófago e, dentro deste, três caixões, um dentro do outro.

Na imagem superior esquerda os objetos encontrados na tumba de Tutancamon. À direita a capela funerária. Na imagem inferior esquerda os sarcófagos e, à direita, o esquema de encaixamento.
Em sua companhia, mais de 5000 objetos destinados a oferecer-lhe todo o conforto na vida após a morte. Considerando-se a inexpressividade e o curto período de seu reinado, não podemos nem imaginar que riquezas não compuseram as tumbas de Faraós mais famosos, como Ramsés II, por exemplo.


Continua...

Se perder alguma parte desta série, clique aqui.
Para ler outras mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.
Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.
Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.
Conheça e curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Imagem:
http://www.clccharter.org/euzine1/mummificationwebsite.html
http://elainn.deviantart.com/art/Mummification-3-292789386
http://hiddenchronicles.wikia.com/wiki/Mummification_Room?file=Scene_Mummification_Room-Screenshot.png
https://mcs-ancientcivs-2011.wikispaces.com/RA+Death+and+the+Afterlife+Mummification+Process
http://i-cias.com/e.o/mummy.htm
http://veehd.com/video/4556542_Digging-For-The-Truth-Nefertiti-The-Mummy-Returns
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Seti_I_memmy_head.png
http://www.prairiesmokepress.com/tutankhamuns-treasures-come-to-malmo/
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Sarcophagi_of_Tutankhamun?uselang=pt
http://deadandwrapped.tumblr.com/ 
 
1http://www.geocities.ws/lumini_enigmas/LUMINI_ENIGMAS_E_MISTERIOS_ARQUIVOS/Crencas_Funerarias.html

2Natrão é um mineral composto por carbonato de sódio hidratado, com fórmula química Na2CO3·10H2O.
O natrão era uma das substâncias utilizadas pelos antigos egípcios nos processos de mumificação; na verdade o natrão era composto por carbonato de sódio, bicarbonato de sódio, sal e sulfato de sódio - no qual as múmias ficavam imersas por durante 70 dias; a substância natural era encontrada em várias regiões do país, especialmente no uádi el-Natrum. Seu uso, neste fim, destinava-se à desidratação das células e combate às bactérias.
Na antiguidade egípcia seu uso também era o de alvejante para roupas brancas, e misturado com argila formava um tipo de sabão, com uso no preparo da lã.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Natr%C3%A3o

3http://www.geocities.ws/lumini_enigmas/LUMINI_ENIGMAS_E_MISTERIOS_ARQUIVOS/Crencas_Funerarias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário