Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de maio de 2017

O MÊS DE ABRIL NA HISTÓRIA


ONDE MORREU ADOLF HITLER?
Em um dia 23/04, no ano de 1945, Adolf Hitler e sua namorada Eva Braun, estavam vivendo em um bunker de concreto, sob os escombros da Chancelaria do Reich, a sede do governo alemão. Alguns dias depois ambos estariam mortos, vítimas de suicídio, ela ingerindo cianeto, assim como ele, que ainda desferiu um tiro de pistola contra a própria cabeça.
Essa é a versão, digamos assim, oficial e aceita pela grande maioria dos historiadores.
Contudo, há quem discorde dessa informação, afirmando que Hitler não morreu no bunker da Chancelaria do Reich, mas fugiu, sobrevivendo à guerra e à destruição do III Reich.
E se, durante décadas, esses discordantes foram taxados de teóricos de conspiração, documentos recém desclassificados (liberados ao público) pelo FBI, fizeram com que a tese da fuga de Hitler se tornasse mais plausível.
A Versão “Oficial”
Sabe-se que em 21/04/1945 os primeiros ataques terrestres do Exército Vermelho atingiram uma Berlim já bem castigada pelos ataques aéreos dos aliados.
Hitler, Eva Braun e seus cães.
No dia seguinte Hitler transferiu residência e salas de trabalho para o bunker construído sob o jardim da Chancelaria, um ambiente construído de concreto, muito resistente mas de pouca ventilação.
O homem Hitler que desceu as escadas para o subsolo era apenas uma pálida sombra do líder que conduzira a Alemanha a vitórias avassaladoras sobre seus adversários, submetendo quase toda Europa a seu domínio de terror.
Viciado nas drogas ministradas por seu médico, com labirintite e sinais de mal de Parkinson, sofrendo as sequelas do atentado cometido durante a Operação Valquíria, Hitler tremia e cambaleava, alterando momentos de euforia utópica, abatida prostração e fúria retumbante, por vezes vivendo em uma irrealidade na qual a vitória sobre os soviéticos ainda era possível.
A despeito disso, neste mesmo dia 22/04 Hitler anunciou que não fugiria e nem se renderia, que cometeria suicídio.
No dia seguinte chegou ao bunker uma carta de Hermann Göring se oferecendo, enquanto vice, para assumir o governo, ao que Hitler respondeu destituindo-o de todos os postos que ocupava.
No dia 28/04 Mussolini foi executado e seus restos mortais foram expostos e vilipendiados em Milão. No mesmo dia Hitler recebeu a notícia da fuga de Himmler e de suas tentativas de negociar a paz com os aliados, o que o deixou absolutamente furioso a ponto de ordenar a prisão do Reichsführer-SS e a morte de seu representante Hermann Fegelein, cunhado de Eva Braun.
Hitler em sua provável última foto.
No dia 29/04 Hitler se casou com Eva Braun em uma cerimônia discreta realizada no bunker mesmo e nesta noite ditou seu testamento para a secretária Traudl Junge. O documento teria sido assinado às 04:00hs da madrugada.
Depois do meio dia de 30/04, em reunião com o responsável pela defesa da capital, General Helmuth Weidling, Hitler foi informado que a resistência ao avanço soviético ficaria virtualmente impossível por falta de munição naquela noite.
Após essa terrível notícia e com o Exército Vermelho a menos de um quilômetro de distância do bunker, Hitler almoçou e às 14:30hs retirou-se com Eva Braun para seus aposentos particulares onde um tiro foi ouvido às 15:30hs.
A entrada do bunker de Hitler.
A morte do casal foi constatada pouco depois. Seguindo as ordens dadas anteriormente por Hitler, quase duzentos litros de gasolina foram reunidos para incinerar os corpos. Após receber a notícia do que ocorrera com Mussolini, o ditador alemão quis garantir que seus restos mortais não tivessem o mesmo destino. E aqui começam os motivos para dúvidas.
Os registros informam que os corpos foram colocados em uma cratera, que foi cheia de combustível, e incendiados, mas que não teriam sido totalmente consumidos, mas que depois foram atingidos por uma bomba! Convenhamos, caro leitor, que é difícil crer que possa sobrar algo de corpos queimados sob 200 litros de gasolina!
Supostos corpos de Hitler e Eva Braun.
Depois de não serem consumidos por 200 litros de gasolina em chamas e uma bomba, a situação dos corpos de Hitler e Eva ficou ainda mais nebulosa. Inicialmente os soviéticos negaram ter encontrado os corpos, mas depois admitiram. Após estudos, eles teriam enterrado os restos em um bosque perto da cidade de Ratenow ainda em 1945.
Em 1946 os restos foram exumados e reenterrados em Magdeburg onde ficaram até 1970 quando foram desenterrados novamente, incinerados e as cinzas jogadas no Rio Elba.
Rio Elba em Magdeburgo.
Mas talvez seja sintomático que, no ambiente da Guerra Fria, Stalin tenha acusado os aliados de dar fuga a Hitler. Os aliados, por sua vez, desconfiavam da versão soviética sobre os corpos.


Dúvidas e Teorias
Os soviéticos desconfiavam dos aliados e os aliados desconfiavam dos soviéticos em tudo, de modo que não seria diferente com o paradeiro do corpo de Hitler.
Foi neste jogo de empurra que começou a ganhar corpo a teoria da fuga do verdadeiro Hitler e da morte de um sósia em seu lugar, versão que ganha força quando ficamos sabendo que uma foto do corpo do Führer, divulgada na época em quase todos os jornais, na verdade era de Gustav Weber, que realmente trabalhou como sósia do ditador alemão!
Gustav Weber, o sósia de Hitler.
E há pouco, documentos liberados pelo FBI dão conta de que um informante (cujo nome é coberto com uma tarja preta no relatório) contou ao escritório do FBI de Los Angeles que ajudou “... seis altos oficiais argentinos a esconder Adolf Hitler quando desembarcou por submarino na Argentina.1
Primeira página do relatório do FBI.
Neste mesmo relatório, o informante diz que ele e mais três homens encontraram pessoalmente Hitler e Eva Braun quando ambos “... desembarcaram de dois submarinos na Argentina, aproximadamente duas semanas e meia após a queda de Berlim.1
O informante do FBI relata que ao todo vieram cerca de 50 pessoas e que altos oficiais argentinos providenciaram cavalos para transportar os pertences dos alemães.
Na ocasião, “...à luz do dia, todos os suprimentos foram carregados nos cavalos e uma viagem de um dia inteiro para o interior dos montes do sul dos Andes foi iniciada.1
A informação é de que os submarinos aportaram na Península de Valdez, no Golfo de San Katias, onde haviam vários pequenos vilarejos, nos quais os alemães foram abrigados por famílias locais. Segundo o informante, Hitler estava “... sofrendo de asma e úlceras, raspou seu bigode e tem uma longa cicatriz em seu lábio superior.1
Quem reconheceria Hitler sem o bigode?
O arquivo do FBI possui 203 páginas e demonstra o interesse do bureau no assunto, tanto que envolve diversas correspondências recebidas e enviadas por ninguém menos que o próprio J. Edgar Hoover, de modo que não é tarefa imprópria dar alguma atenção à teoria da fuga de Hitler. Hoover declarou que "Os oficiais do exército americano na Alemanha não localizaram o corpo de Hitler, nem há nenhuma fonte confiável que diga definitivamente que Hitler está morto".2
Carta assinada por J. Edgar Hoover.
Em resumo, a teoria é de que Hitler teria escapado ao Exército Vermelho através de um túnel secreto, que ligaria o bunker a um local onde pudesse embarcar em um avião. De lá, seguiu para Áustria e, depois, para a Espanha, onde embarcou no submarino que o trouxe até a Argentina.
O submarino teria desembarcado Hitler em Caleta de los Loros de Rio Preto, de onde a comitiva rumou para o Oeste do país, mais precisamente a Villa La Angostura, perto de Bariloche, onde foi hóspede na Casa Inalco, no Departamento Los Lagos – Neuquén.
Suposta área do desembarque de Hitler.
Hitler teria vivido na Argentina até o fim da ditadura de Perón, quando, então, mudou-se para o Paraguai, onde morreu.
Bem... sem encontrar o corpo, que estaria enterrado em algum lugar da América do Sul, e fazer o exame de DNA, não há como afirmar com certeza que Hitler realmente escapou do cerco soviético em Berlim. Mas podemos analisar a teoria para saber se teria sido possível.
Acima e abaixo a Casa Inalco, onde Hitler teria vivido.

A primeira pergunta a ser feita é como Hitler teria escapado de seu bunker e a teoria da fuga aponta para um túnel secreto, construído especialmente como rota de escape do subsolo. Não é de se esperar mesmo que os metódicos alemães fossem construir uma caixa de concreto embaixo do chão que possuísse apenas uma rota de entrada/saída.
E, segundo os produtores do documentário Hunting Hitler, do History, realmente há um túnel, que seguia na direção do Aeroporto Tempelhof, mas que não terminava, faltando pouco mais de 100 metros para chegar lá. Como esse espaço teria sido percorrido pelo alquebrado Hitler?
Como ele não iria se expor aos olhos de algum observador inimigo e nem ao risco de ser atingido, deveria existir, em algum lugar, um outro túnel que completasse o percurso. E foi exatamente o que o Hunting Hitler acredita ter descoberto!
Na atual estação de metrô de Luftbrücke, há uma parede falsa, que os aparelhos sonares comprovaram que esconde um espaço vazio por trás.
Acima a entrada da Estação Luftbrücke. Abaixo, a parede que esconde o suposto túnel da fuga de Hitler.

Os documentaristas informam ainda que, em 21/04/1945, após a última aparição pública de Hitler, ocorreu uma grande fuga de nazistas pelo aeroporto e pelo menos oito aviões teriam sido carregados de objetos pessoais do ditador.2
O jornalista argentino Abel Basti pesquisou o tema e afirma, em seu livro “O Exílio de Hitler”, que o ditador alemão fugiu realmente para a Argentina.
Citando documentos dos Serviços Secretos alemães e ingleses, Basti afirma que Hitler voou para a Áustria, depois para a Espanha e, de lá, partiu em submarino para a Argentina, fazendo escala nas Ilhas Canárias.3
Aeroporto Tempelhof - 1945.
A teoria dos submarinos também não é descartável, pois sabe-se que as belonaves U-530 e U-977 renderam-se na Argentina em julho e agosto de 1945, embora a ordem de rendição tenha sido expedida em 08 de maio.4
E o detalhe mais significativo: a tripulação foi processada na Inglaterra para descobrir se tinham dado fuga a líderes nazistas! Me parece que, quando os detalhes vão sendo somados, a suposta fuga de Hitler parece menos impossível.
Submarino U-977

Submarino U-530.
Por fim, em entrevista a Léo Gerchmann do Jornal Zero Hora,5 Abel Basti afirma que Hitler e Eva Braun viveram na propriedade do pai do Rei da Holanda e em Bariloche, em meio à comunidade alemã.
Ele afirma ainda que o governo dos EUA tinha conhecimento da situação, mas que não desejava que Hitler caísse nas mãos dos soviéticos.
É uma afirmação de comprovação quase impossível.
Por outro lado, recentemente foi revelado o conteúdo do diário de JFK, o Presidente Kennedy, onde ele escreveu: "A sala onde Hitler deveria ter encontrado a sua morte mostrou paredes chamuscadas e vestígios de fogo" e escreveu ainda: "Não há evidência completa, entretanto, que o corpo encontrado era o corpo de Hitler."6
Assim, Hitler teria vivido sob a proteção do governo argentino até a deposição de Perón, quando se transferiu para o Paraguai, onde o ditador Stroessner passou a protegê-lo, assim como a vários outros nazistas.
Nas palavras de Abel, “Hitler morreu em 3 de fevereiro de 1971. Seu corpo está enterrado no Paraguai. Está em uma propriedade privada, em um bunker secreto, que atualmente é o porão de um hotel paraguaio, em Assunção.
Claro que tais afirmações são muito questionadas. Em texto enviado para o mesmo Léo Gerchmann do Jornal Zero Hora,7 o Professor Waldemar Dalenogare Neto8 contesta Abel Basti.
A meu ver a crítica de Neto é deselegante quando acusa o autor de não ser acadêmico, nem pesquisador e nem notório, como se isso fosse pressuposto para credibilidade. Penso que a crítica a um texto deve ser feita ao texto e não por meio da desqualificação do autor.
Mas Neto não está errado quando afirma que a versão do suicídio é corroborada por gente do calibre de Hugh Trevor-Roper, Ian Kershaw, Joachim Fest, William L. Shirer e Richard J. Evans.
E ele levanta duas questões importantes que devem ser respondidas: a “Viabilidade da fuga de Berlim” e o “Motivo da fuga de Berlim”.
Para Neto, baseando-se nos autores citados, a última chance de fuga de Berlim teria se dado em 22/04/1945, quando da visita de Albert Speer ao bunker. 
Mas isso apenas mostra que até esse dia, após a partida de Speer, a fuga ainda teria sido possível. Dada a decepção de Hitler por Speer não ter cumprido sua ordem de "Terra Arrasada", não seria de admirar que o ditador tivesse deixado seu assistente de fora do plano.
Mas, o que impediria os auxiliares diretos de Hitler, com sua reconhecida fidelidade canina ao ditador, de tomar parte em um plano de fuga e contar todos uma mesma sequência de acontecimentos com alguns dias de diferença entre fatos e versão? É impossível? Não creio. Mas também seria preciso provar isso, o que é quase impossível hoje, quando todos estão mortos.

Seguindo no roteiro de duas perguntas de Neto, a nosso ver o motivo para a fuga de Berlim é óbvio. Se Hitler realmente tentou fugir da cidade, o fez para sobreviver e para não cair nas mãos dos soviéticos. Mas Neto não discorre sobre isso, restringindo-se a criticar os métodos de Basti.
Ainda a nosso ver, a versão de Basti peca quando não apresenta os documentos secretos nos quais se baseia, mas sua refutação total só pode ser feita com a apresentação de outros documentos e fontes que comprovem a falsidade de suas afirmações.
A versão do suicídio em Berlim possui muitos depoimentos mas nenhum corpo. Possui uma arcada dentária guardada na Rússia, mas nenhum exame de DNA 100% definitivo. Possui um pedaço de crânio que se dizia ser de Hitler mas que foi comprovado como sendo de uma mulher.
Por tudo isso, embora para nós a versão mais comumente aceita do suicídio seja a mais plausível e até desejável (pois seria muito duro saber que após cometer todas aquelas atrocidades Hitler teria escapado para morrer tranquilamente no Paraguai), não descartamos 100% a versão de Basti, ainda mais depois da liberação dos documentos do FBI.
Como se vê, Hitler segue sendo um assunto inesgotável na História e só podemos afirmar com certeza que hoje ele está morto. Só não sabemos dizer onde...
FIM
1 FBI – Los Angeles – Arquivo 105-410 - 21/09/1945
2 http://www.express.co.uk/news/history/611229/Adolf-Hitler-tunnel-freedom
3 https://zap.aeiou.pt/tunel-secreto-em-berlim-reforca-teorias-de-que-pode-ter-fugido-no-fim-da-guerra-85799
4 http://www.sharkhunters.com/book1.htm
5 http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/09/pesquisador-reune-relatos-de-que-hitler-viveu-na-argentina-7484679.html?pagina=7
6 http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/287210/Di%C3%A1rio-de-Kennedy-revela-que-ele-acreditava-que-Hitler-sobreviveu-%C3%A0-guerra.htm
7 http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/leo-gerchmann/noticia/2016/09/historiador-sustenta-historia-oficial-e-contesta-tese-segundo-a-qual-hitler-viveu-na-argentina-e-no-paraguai-7511598.html
8 Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bacharel, Licenciado e Mestre em História na mesma universidade.
  Disp: 
 https://www.escavador.com/sobre/8884985/waldemar-dalenogare-neto
Fontes e Imagens:
https://chicomiranda.wordpress.com/tag/verdades-sobre-a-morte-hitler/
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/morte_hitler.htm
http://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/cercado-por-tropas-russas-num-bunker-em-berlim-adolf-hitler-teria-se-matado-16018175
http://www.express.co.uk/news/history/611229/Adolf-Hitler-tunnel-freedom
http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/09/pesquisador-reune-relatos-de-que-hitler-viveu-na-argentina-7484679.html?pagina=7
http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/leo-gerchmann/noticia/2016/09/historiador-sustenta-historia-oficial-e-contesta-tese-segundo-a-qual-hitler-viveu-na-argentina-e-no-paraguai-7511598.html
http://br.blastingnews.com/mundo/2016/01/fbi-revela-que-a-morte-de-adolf-hitler-foi-uma-farsa-e-que-ele-fugiu-para-a-espanha-00729675.html
https://es.wikipedia.org/wiki/U-530_(1942)
https://pt.wikipedia.org/wiki/U-977
https://zap.aeiou.pt/tunel-secreto-em-berlim-reforca-teorias-de-que-pode-ter-fugido-no-fim-da-guerra-85799
http://www.jn.pt/mundo/interior/restos-mortais-de-hitler-foram-cremados-1441974.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Morte_de_Adolf_Hitler
https://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler
http://vcsabiadisso.blogspot.com.br/2014/10/casa-de-hitler-na-argentina.html
http://www.planetpropertyblog.co.uk/2011/11/25/hitlers-secret-hideout-for-sale/
http://www.panoramio.com/photo/64639758

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/466904/tunel-secreto-em-berlim-sugere-que-hitler-pode-nao-ter-morrido


ACIDENTE NUCLEAR EM CHERNOBYL
Em um dia 26/04 como este, no ano de 1986, ocorria a explosão do reator 4 da Usina Nuclear de Chernobyl, situada perto do povoado Pripyat, na Ucrânia, à época parte da URSS.
A usina nuclear começou a ser construída em 1970 e atingiu a operação do Reator 4 em 1983 com mais dois reatores em construção quando ocorreu o acidente. A produção, de 01 gigawatt, abastecia quase 10% da Ucrânia em 1986.
Há versões diferentes para explicar as causas do acidente. Primeiro, foi atribuído a erro humano e depois a falhas no projeto do reator. Um misto das duas hipóteses parece ser a causa mais provável.
De fato, as condições de funcionamento do reator eram potencialmente perigosas e as hastes de controle eram feitas com material que poderia causar instabilidade.1
Mas, a despeito disso, naquele fatídico dia 26/04/1986, os operadores do reator conduziram uma experiência de alto risco que deu muito errado...
O teste consistia em “...observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia.” e para realizá-lo foi necessário quebrar protocolos de segurança como, por exemplo, interromper “...a circulação do sistema hidráulico que controlava as temperaturas do reator.” o que levou ao superaquecimento do reator apesar do funcionamento em baixa potência.2
Pouco tempo depois, às 01:23hs, o Reator 4, carregado de Urânio-235, explodiu, fazendo voar o teto de 1200 toneladas e espalhando material radioativo 400 a 500 vezes pior do que as bombas de Hiroshima e Nagazaki. As chamas, que atingiram 2000 graus, só se apagaram dez dias depois, após o uso de toneladas de areia e chumbo para conter o fogo.3

O operário Vladimir Evdochenko, sobrevivente da tragédia, revela que sentiu o enorme tremor da explosão: "Tudo tremeu, como um terremoto. Abri a porta e olhei em direção ao reator número 4, a cerca de 50 metros, e vi que lá não havia luz. Do teto caíam gotas de água, havia vapor."4 Ele diz que o teste no Reator 4 fora proposto a todas as usinas soviéticas, mas que só Chernobyl aceitou realizar. E por isso este autor que vos escreve dá imensas graças ao Pai Celestial.
A nuvem radioativa logo cobriu Pripyat e seguiu se espalhando e chegando a atingir 75% da Europa. As autoridades soviéticas só evacuaram a cidade no dia seguinte, mas o assunto foi tratado como sigiloso.5
Somente dois dias depois, em 28/04, o alerta veio da Suécia, cujos medidores detectaram aumento maciço nos níveis de radiação sobre o país, mas o Presidente Soviético, Mikail Gorbachev, só se pronunciou sobre o assunto em 14 de maio.6
Entre 500 a 800 mil pessoas trabalharam na época e nos anos seguintes para isolar o reator com concreto. Cerca de 200 toneladas de magma radioativo ainda se encontram no local.
Centenas de milhares de pessoas foram deslocadas das redondezas, tornando Pripyat uma cidade fantasma. 
Dezenas de milhares morreram ou ficaram com graves sequelas devido ao trabalho de isolamento do reator.

Uma quantidade de pessoas difícil de estabelecer em números foi ou ainda vai ser vítima de doenças por exposição à radiação proveniente de Chernobyl.

Nos dias atuais, com o risco cada vez maior de novo vazamento no local, uma nova cobertura está em construção para isolamento do caixão de concreto que recobre o magma radioativo ainda existente em Chernobyl.
Visto de Pripyat, o domo que vai cobrir a área do Reator 4 em Chernobyl.

1    https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobyl
2    http://brasilescola.uol.com.br/historia/chernobyl-acidente-nuclear.htm
3    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/04/chernobyl-desastre-nuclear-na-ucrania-completa-30-anos.html
4    http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,testemunha-do-desastre-nuclear-de-chernobyl-ha-30-anos-relata-momentos-de-desespero,1860737
5    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/04/chernobyl-desastre-nuclear-na-ucrania-completa-30-anos.html
6    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/04/chernobyl-desastre-nuclear-na-ucrania-completa-30-anos.html
Compre nosso livro CAMINHOS DO IMPERADOR - D. Pedro II em Sergipe clicando aqui.
Para ler outras mini-séries do Reino de Clio, clique aqui.
Para acompanhar nossa série sobre o Egito Antigo, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História Geral, clique aqui.
Para conhecer nossa seção de História do Brasil, clique aqui.
Para fazer visitas virtuais a alguns dos mais importantes museus do país, clique aqui.
Conheça e curta nossa página no Facebook clicando aqui.

Para conhecer a Revista Reino de Clio, clique aqui.



Fontes e Imagens:
http://www.infoescola.com/fisica/acidente-da-usina-nuclear-de-chernobyl/
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/04/chernobyl-desastre-nuclear-na-ucrania-completa-30-anos.html
http://www.megacurioso.com.br/acidentes-estranhos/58749-21-fatos-surpreendentes-sobre-o-acidente-nuclear-de-chernobyl.htm
SOUSA, Rainer Gonçalves. "Acidente de Chernobyl"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/historia/chernobyl-acidente-nuclear.htm>. Acesso em 16 de marco de 2017.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil
https://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Nuclear_de_Chernobil
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chernobil
http://www.taringa.net/posts/ciencia-educacion/19526810/Cronologia-Avances-cientificos-y-tecnologicos-del-Siglo-XX.html
http://93fm.radio.br/3114-2/
https://www.buzzfeed.com/matthewtucker/sur-ces-photos-30-ans-ont-passn-depuis-la-catastr?utm_term=.or0xxJYP1#.augmmeoLG
http://www.historiaemfoco.com.br/single-post/2016/04/27/CHERNOBYL-Olhar-de-um-sobrevivente
http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=53788
http://tops10.znoticias.net/los-10-lugares-que-fueron-destruidos-por-el-hombre
http://bigpicture.ru/?p=764018
https://www.pinterest.com/efffe/chernobyl-25-yrs-later/


http://opiniaoenoticia.com.br/economia/efeitos-do-acidente-de-chernobyl-ainda-estao-presentes-apos-25-anos/
Jerusalem-Israel. Taken by Anabelle Harari. Return to Jerusalém.
AS INÚTEIS CONTROVÉRSIAS SOBRE JESUS CRISTO
Este é um texto escrito por um cristão (nem católico, nem evangélico, nem espírita) que não deixa de acreditar em Jesus como Filho de Deus, nem se deixa levar pela fantasia religiosa. Aqui vamos abordar algumas controvérsias existentes sobre Jesus à luz da História e da lógica. Acreditamos que a chamada Semana Santa é um momento oportuno para reflexões, de modo que faremos a nossa, na busca de incentivar cada um a fazer a sua própria.
Não há como negar que, na Judeia sob domínio romano, entre os reinados de Augusto e Tibério, viveu um judeu chamado Jesus. Que foi um bom homem, virtuoso, considerado sábio e seguido por muitos. Que foi condenado à morte na cruz pelo representante de Roma, Pôncio Pilatos, e que rumores sobre sua volta dos mortos circularam alguns dias depois da execução. Isso é Histórica e a fonte é o historiador judeu Flavio Josefo[1] (não-cristão, segundo Orígenes[2], e pró-romano, segundo Harold Bloom[3], logo insuspeito de apologia cristã, a meu ver), em texto traduzido de uma versão árabe, portanto sem os supostos enxertos cristãos posteriores:
Nessa época havia um homem sábio chamado Jesus. Seu comportamento era bom, e sabe-se que era uma pessoa de virtudes. Muitos dentre os judeus e de outras nações tornaram-se seus discípulos. Pilatos condenou-o à crucificação e à morte. E aqueles que haviam sido seus discípulos não deixaram de segui-lo. Eles relataram que ele lhes havia aparecido três dias depois da crucificação e que ele estava vivo [...] talvez ele fosse o Messias, sobre o qual os profetas relatavam maravilhas.[4]
Os detalhes de sua vida, porém, narrados pelos evangelistas, ou acrescentados pela tradição católica, apresentam controvérsias que geram conflitos há séculos. Vamos, aqui, abordar algumas delas, à luz de fontes e da lógica, procurando deixar de lado a mistificação religiosa. Portanto, em frente:
Jesus era Filho de uma Virgem?
Não. Na escrita dos evangelhos, em língua grega, a palavra utilizada para definir Maria, mãe de Jesus, é “parthénos”, que significa “virgem”. Mateus escreve “Ora tudo isto aconteceu, para que se cumprisse o que dissera o Senhor pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho...[5]. E, quando Mateus fala de um “profeta”,  faz referência a Isaías, que escrevera: “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal; eis que uma donzela conceberá e dará à luz um filho...[6].
O Livro de Isaias, exposto no Museu de Israel.
A questão é que Isaias, que escreveu em hebraico, usou o termo “Almah”, que significa “donzela”, ou jovem em idade de se casar mas não necessariamente intocada sexualmente, enquanto a palavra “virgem”, traduzida para o hebraico, escreve-se “Bethulah[7]. Assim sendo, quando Mateus escreveu seu evangelho em grego, mencionando o profeta Isaias, escolheu a palavra errada para traduzir a referência à mulher que conceberia o prometido. E, por fim, a profecia nem fazia referência à Jesus, mas ao Filho do Homem, a vir no final dos tempos, conforme descrito no Capítulo 12 do Apocalipse.
Isso sem contar as várias passagens nas quais são feitas referências aos irmãos de Jesus, inclusive por Flávio Josefo.[4]
Nos seis primeiros séculos do cristianismo não havia consenso em torno do assunto. As vozes discordantes só foram silenciadas a partir do ano 649 d.C., quando o Concílio Ecumênico do Latrão criou o dogma da virgindade perpétua de Maria, no qual a Igreja passou a considerar que ela era virgem antes, durante e depois da concepção de Jesus?!
The first seven Ecumenical Councils. Século XIX.
Vê-se, portanto, que somente por volta de 600 anos depois de sua morte, homens reuniram-se e decidiram que Maria jamais teve uma relação sexual.
Jesus nasceu em 25 de Dezembro do Ano Zero?
Não. 25 de Dezembro é tempo de inverno na Judeia, o que contrasta com a afirmação de Lucas de que “... pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.”. É muito difícil encontrar pasto para as ovelhas no inverno, de modo que, encontrar os pastores no campo seria uma tarefa penosa em 25 de dezembro do tempo de Augusto. Para não dizer, impossível.
Jerusalem coberta de neve no inverno. Imagem: Nahost Schnee Jerusalem.
A escolha desta data para o Natal remonta a séculos depois, nos anos 350 d.C., por determinação do Papa Júlio I. O feriado surgiu por ordem do Imperador Justiniano, em 529 d.C., substituindo a festa “Dies Natalis Solis Invicti”, ou “Aniversário do Sol Invicto”, celebração pagã. João Paulo II admitiu a discrepância de datas em 1993[8].
Sobre o chamado Ano 0, até a Igreja Católica, na pessoa do conservador Papa Bento XVI[9], reconheceu que Jesus nasceu antes do chamado ano 0, ou Anno Domini.
A fixação do Anno Domini foi feita, de forma errada, por Dionísio, o Exíguo[10]. Considerando-se que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, O Grande, e que este morreu em 4 a.C., Jesus só pode ter nascido, no mínimo, 4 anos antes do que a cristandade prega.[11]
E os registros históricos mostram que o recenseamento da população por ordem do Imperador Augusto, que teria obrigado a viagem de José e Maria (grávida) a Belém, ocorreu, muito provavelmente, em 8 a.C., considerando que Augusto ordenou essas contagens em 3 ocasiões, em 28 e 8 a.C. e 14 d.C[12].
Jesus foi crucificado onde hoje fica a Igreja do Santo Sepulcro?
Quase com certeza não. O local da  Igreja do Santo Sepulcro foi estabelecido por Helena de Constantinopla, mãe do Imperador Constantino, em 325 d.C., durante sua estada na Palestina. O local “encontrado” em nada se parecia com uma caveira, apenas tinha uma plataforma que lembrava vagamente o topo de um crânio. 
Reconstituição da colina apontada por Helena como sendo o Gólgota visto do Palácio de Herodes. James Tissot (French, 1836-1902).
Charles George Gordon[13], porém, nos parece mais digno de crédito. No século XIX ele descobriu um local, perto do Portão de Damasco, no qual buracos na rocha formam o desenho de uma caveira, por isso mesmo chamado pela população de “olhos da caveira”. Considerando que os evangelhos denominam o Gólgota como Lugar da Caveira, as imagens são muito sugestivas.
O "Local da Caveira". Golgotha Hill, Garden Tomb, East Jerusalem.
Taken with Nikon D100, Jerusalem 03/2005 by Wayne McLean


Jerusalem. Damascus Gate section. Clo - Date Created/Published: [1931] - Library of Congress
É dever mencionar, porém, que Shimon Gibson, arqueólogo israelense[14], descarta o local baseado no fato de que o sepulcro próximo é bem anterior ao novo, que Jose de Arimatéia teria escavado, segundo os evangelhos.
Jesus ressuscitou dos Mortos em Carne e Osso?
Não. Considerando que Maria Madalena, Apóstolos e Discípulos estiveram frente a frente com Ele e não o reconheceram, é impossível que tenha ressuscitado com o mesmo corpo. O leitor coloque-se na mesma situação de Madalena, por exemplo. Alguém que ama mais que tudo morre na sexta-feira. No domingo o leitor vai ao cemitério e vê seu túmulo aberto, sem o corpo. Se, de repente, a pessoa querida aparece em sua frente, como é possível que não a reconheça de imediato? 
Jesus e Madalena - Noli me tangere by Anton Raphael Mengs
Certamente Madalena viu Jesus, mas em sua forma Astral e não em carne e osso. Carne e osso não atravessam paredes e nem sobem aos céus. Atribuir tais arbitrariedades a Deus ou Jesus é o mesmo que dizer que ambos subvertem as leis da Física. Mas por que Deus subverteria as leis perfeitas que Ele mesmo criou? Com qual finalidade? Convencer aos Apóstolos e Discípulos? Eles que, aliás, já estavam plenamente convencidos? Desnecessário.
Conclusão
Este artigo, certamente, incomodou os mais tradicionalistas e pessoas acostumadas a não questionar dogmas e ensinamentos comumente aceitos. Mas essa não é a prática que se espera de quem busca o Reino de Deus. As questões abordadas acima já geraram grandes discussões, inclusive disputas mortais. A pergunta que fazemos é: o que isso importa diante da missão de Jesus? De Sua Mensagem? Qual a importância espiritual dessas controvérsias?
Jesus não veio à Terra para que a humanidade ficasse discutindo quando e onde nasceu, se Sua mãe era virgem ou não, onde morreu e foi sepultado, se é certo comer carne ou peixe na sexta-feira, etc. Jesus veio para trazer uma Mensagem, diretamente de Deus: amar ao próximo como a si mesmo.
Bem refletido, fica patente que o conturbado mundo de hoje não precisa mais do que isso. Convém refletir: qual o problema, individual ou coletivo, que incomoda o ser humano de hoje, que não seria solucionado se ambos os lados da contenda tivessem em mente essa sentença: “amar ao próximo como a si mesmo.”? Em outras palavras, fazer ao outro apenas aquilo que queremos que o outro faça para nós?
Essa é a reflexão que cumpre a cada um fazer em mais uma “Semana Santa”. E, para auxiliar, indicamos um tema que possui muito mais relevância espiritual, e sobre o qual poucos refletem:
Jesus vai voltar?
Não. Jesus não vai voltar.
Absurdo! Quem disse isso?
O próprio Jesus!
O Mestre jamais disse textualmente que voltaria, antes, porém, disse claramente que não o faria:
Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais.  (João 16:7-10).
Como nunca vi isso antes? Quem, então, virá, segundo Jesus?
Não Ele próprio, mas um segundo Filho, enviado por Deus, vindo de Deus, conforme o Evangelho de João: “Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim;” (João 15:26).
Para saber mais, sugerimos o link abaixo:
http://destinoereflexoes.blogspot.com.br/2013/07/jesus-cristo-voltara.html
Reconstituição da Jerusalem antiga. O Templo de Herodes e a Torre Antônia (construção com 4 torres, anexa ao Templo), onde Jesus foi julgado por Pilatos.

Fontes e Imagens:
[1]    Flávio Josefo, ou apenas Josefo (em latim: Flavius Josephus; 37 ou 38 — ca. 100 ), também conhecido pelo seu nome hebraico Yosef ben Mattityahu (יוסף בן מתתיהו, "José, filho de Matias [Matias é variante de Mateus]") e, após se tornar um cidadão romano, como Tito Flávio Josefo (latim: Titus Flavius Josephus), foi um historiador e apologista judaico-romano, descendente de uma linhagem de importantes sacerdotes e reis, que registrou in loco a destruição de Jerusalém, em 70 d.C., pelas tropas do imperador romano Vespasiano, comandadas por seu filho Tito, futuro imperador. As obras de Josefo fornecem um importante panorama do judaísmo no século I.
Suas duas obras mais importantes são Guerra dos Judeus (c. 75) e Antiguidades Judaicas (c. 94). O primeiro é fonte primária para o estudo da revolta judaica contra Roma (66-70), enquanto o segundo conta a história do mundo sob uma perspectiva judaica. Estas obras fornecem informações valiosas sobre a sociedade judaica da época, bem como sobre o período que viu a separação definitiva do cristianismo do judaísmo e as origens da Dinastia Flaviana, que reinaria de 69 a 96.
CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disp.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fl%C3%A1vio_Josefo
[2]    Marcelo Berti citando:
GEISLER, Norman, Não tenho fé suficiente para ser ateu – Vida, 2006, pp.227
Disp.: http://marceloberti.wordpress.com/2011/04/29/josefo-e-a-historicidade-de-cristo/ - Acesso: 16/04/14
[3]    Marcelo Berti citando:
BLOOM, Harold, Jesus e Javé, os nomes divinos – Objetiva, 2006, pp.31
Disp.: http://marceloberti.wordpress.com/2011/04/29/josefo-e-a-historicidade-de-cristo/ - Acesso: 16/04/14
[4]    Marcelo Berti citando:
GEISLER, Norman, Enciclopédia de Apologética – Vida 2002, pp.449
Disp.: http://marceloberti.wordpress.com/2011/04/29/josefo-e-a-historicidade-de-cristo/ - Acesso: 16/04/14
[5]    Mateus 1:22-23 - http://pt.wikisource.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_da_B%C3%ADblia/Mateus/I#1:23
[6]    Isaías 7:14 - http://pt.wikisource.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_da_B%C3%ADblia/Isa%C3%ADas/VII#7:14
[7]    Eduardo G. Junior. “Almah” e “Bethulah” — Qual o Significado Original em Hebraico?
Disp.: http://porquenaocreio.blogspot.com.br/2011/10/almah-e-betulah-qual-o-significado.html - 16/04/14
[8]    http://www.paralerepensar.com.br/josevalgode_aorigemdonatal.htm
[9]    http://www.telegraph.co.uk/news/religion/the-pope/9693576/Jesus-was-born-years-earlier-than-thought-claims-Pope.html
[10]  Dionísio Exíguo (Cítia Menor, c. 470 — c. 544), também conhecido por Dionísio o Exíguo ou por Dionysius Exiguus (ou seja Dionísio o Menor, significando o Humilde), foi um monge do século VI, nascido na Cítia Menor, no que é actualmente a região de Dobruja, Roménia, membro da chamada comunidade dos monges da Cítia em Roma, versado em matemática e em astronomia, que se celebrizou pela criação de um conjunto de tabelas para calcular a data da Páscoa, levando à introdução do conceito de anno Domini, o ano do Senhor, a contagem dos anos a partir do nascimento de Cristo, ainda em uso e hodiernamente em geral referida como era comum ou Era Cristã. Vivendo em Roma desde cerca do ano 500, era um dos sábios da Cúria Vaticana, na qual traduziu da língua grega para a latina 401 cânones eclesiásticos, incluindo os cânones apostólicos e os decretos do Primeiro Concílio de Niceia, do Primeiro Concílio de Constantinopla, dos Concílio de Calcedónia e do Concílio de Sardes. CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disp.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dion%C3%ADsio,_o_Ex%C3%ADguo
[11]  CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disp.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anno_Domini
[12]  Dom Estêvão Bettencourt. O Recenseamento sob César Augusto e Quirino (Lc 2, 1-5).
Disp.: http://www.pr.gonet.biz/kb_read.php?num=515 – 17/04/2014
[13]  Major-General Charles George Gordon, CB (Woolwich, Londres, 28 de janeiro de 1833 — Cartum, Sudão, 26 de janeiro de 1885), também conhecido como Gordon Paxá ou Gordon "Chinês", foi um oficial do exército britânico. É lembrado por suas bem-sucedidas campanhas na China e na África.
CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disp.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_George_Gordon

[14]  CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disp.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Calv%C3%A1rio
http://www.abitoffthetop.com/slider/2932/
http://saldangelo.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Ecumenical_Councils.jpg
http://dw.de/p/17Gxh
http://luirig.altervista.org/naturaitaliana/viewpics.php?title=Air+views+of+Palestine.+Jerusalem+from+the+air+%28the+Old+City%29...
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mengs,_Noli_me_tangere_-_Madrid.jpg
http://www.bible-history.com/jerusalem/firstcenturyjerusalem_aerial_view.html

JOÃO PAULO II
DE PEÃO A PAPA
Em um dia 02/04 como este, em 2005, terminava a vida e o pontificado de João Paulo II, o 264º Papa, segundo a cronologia da Igreja Católica Apostólica Romana.
João Paulo II nasceu Karol Józef Wojtyła em Wadowice, Polônia, a 18/05/1920, filho do suboficial do Exército Polonês, Karol Wojtyła e Emilia Kaczorowska.
O futuro Papa teve uma irmã, Olga – falecida antes de Karol nascer, e um irmão, Edmund, que era médico e faleceu antes de Karol completar 20 anos. Em 1929 Emília também faleceu, deixando Karol orfão.
Em 1938 Karol pai e Karol filho se mudaram para a cidade de Cracóvia, onde o jovem foi matriculado na Universidade Jaguelônica dedicando-se a estudar Filologia e Línguas, foi voluntário na Biblioteca, atuou no teatro e foi obrigado a se alistar na Legião Acadêmica, onde teria se recusado a atirar.
Em 1939, com a invasão alemã, a Universidade Jaguelônica foi fechada e todos os alunos obrigados a trabalhar. A opção seria a deportação para a Alemanha. Karol desempenhou as funções de mensageiro, mineiro e na Indústria Química Solvay.
Em 1941, após a morte de seu pai, Karol ficou sozinho no mundo, já que toda sua família havia falecido. Isso levou o rapaz a procurar o Arcebispo Adam Stefan Sapieha que o colocou no seminário clandestino.
Em 01/11/1946 Karol foi ordenado sacerdote, não sem antes ter sido atropelado e socorrido pelo Exército Alemão e escapado do Domingo Negro, quando tropas nazistas prenderam milhares de poloneses para evitar um levante igual ao de Varsóvia.
Karol, então, foi para Roma estudar Teologia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino onde chegou a fazer Doutorado com a tese A Doutrina da Fé segundo São João da Cruz.
Em 1948 retornou à Polônia, para assumir a Paróquia de Niegowić. Ali ele, inspirado no gesto do santo francês Jean Marie Baptiste Vianney, ajoelhou-se e beijou o chão pela primeira vez.
Em 1949 foi transferido para Cracóvia e passou a lecionar Ética na  Universidade Jaguelônica e, depois, na Universidade Católica de Lublin. Em 1954 fez o segundo doutorado, em Filosofia, mas só colou grau em 1957 por conta da interferência dos soviéticos.
Publicou diversos textos religiosos sob seu próprio nome e textos não religiosos sob os pseudônimos de Andrzej Jawień e Stanisław Andrzej Gruda.
Em 04/07/1958 foi elevado a Bispo Auxiliar de Cracóvia pelo Papa Pio XII. Em 1962 participou ativamente do Concílio Vaticano II. Em 13/01/1964 foi elevado a Arcebispo da Cracóvia pelo Papa Paulo VI.
Seguindo sua carreira religiosa, em 26/06/1967, pelas mãos do mesmo Papa Paulo VI, Karol foi nomeado para o Colégio de Cardeais.
Em 06/08/1978 o Papa Paulo VI morreu e o Conclave posterior elegeu o italiano Albino Luciani, que adotou o nome de João Paulo I, mas que faleceu apenas 33 dias depois, obrigando a convocação de um novo Conclave.
Paulo VI e João Paulo I.
Nesta nova eleição papal, concorriam dois Preferiti, ou preferidos. Um deles era o conservador Cardeal Giuseppe Siri, de Gênova, e o liberal Cardeal Giovanni Benelli.
Giuseppe Siri e Giovanni Benelli.
Como ambos sofriam feroz oposição, abriu-se espaço para uma terceira via, que foi Karol Józef Wojtyła, eleito com 99 dos 111 votos do Conclave, dados na  oitava votação do segundo dia.
Adotando o nome de João Paulo II, Karol foi o Papa mais jovem desde 1846 e o primeiro não italiano em 455 anos. 
Começava ali um pontificado que percorreu mais de cem países, combateu o comunismo e tornou a figura do Papa, antes pouco conhecida fora dos muros do Vaticano, uma celebridade mundial, ao mesmo tempo conservadora e aberta aos novos tempos da comunicação mais direta com o rebanho através da televisão.




Fontes e Imagens:
http://w2.vatican.va/content/vatican/pt/holy-father/giovanni-paolo-ii.html
http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt.html
http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/trajetoria-de-joao-paulo-ii/
http://ilsismografo.blogspot.com.br/2015_01_03_archive.html
http://www.snpcultura.org/nelson_mandela_joao_paulo_ii_bento_xvi.html
http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/as-visitas-de-joao-paulo-ii-ao-brasil-10201517
http://o-diariodedeus.blogspot.com.br/2017/02/joao-paulo-ii-virtudes-de-um-papa-santo.html
http://tatanews.blog.br/veja-a-trajetoria-de-dona-marisa/
http://minutoprofetico.blogspot.com.br/2008/04/histrico-dos-encontros-de-papas-e.html
http://www.gazetadopovo.com.br/mundo/papa-clama-por-liberdade-em-cuba-8h2knyofn4hzufc3lhfiqdvm6
http://santosesantasdedeus.blogspot.com.br/2012/10/a-vida-de-karol-wojtyla-beato-joao.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Jo%C3%A3o_Paulo_II
https://pt.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Siri
https://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Benelli
https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Jo%C3%A3o_Paulo_I
https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Paulo_VI
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Maria_Batista_Vianney
http://www.post-gazette.com/news/world/2014/04/24/Pope-leaves-legacy-as-sex-educator/stories/201404240193
https://www.scross.co.za/2014/04/two-saintly-popes/

https://cvcomment.org/2014/04/27/john-paul-ii-a-giant-among-popes/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário